Trocando o forro do teto de um Astra 95

Por Luis Carlos Rubino, com dicas do Jeffake, membro da comunidade Astra 95 no Orkut, que já tinha postado sobre este trabalho no fórum do site Astraclub.

Material: dois tubos de cola de sapateiro em spray, uma cola branca e o forro. São necessários cerca de 1,70m na cor cinza, o mais próximo do original que achar. Eu só encontrei aqui em Belo Horizonte este tom mais claro, que é o usado no Uno. Ele é um pouco mais grosso que o original, mas é melhor assim pois com isso vai ficar mais regular, pois a espuma original do teto vai ser removida, como veremos abaixo. Ao lado está o couro preto para ser usado na reforma daquele forro do câmbio e freio de mão, mas este é assunto para uma outra sequência de fotos.

Vejam como estava, sem os alfinetes que usei para despistar o problema. Ao fundo vemos uma Caravan e um Opala 6 cilindros, paixões do meu irmão.

Tirando a luz interna e os pára-sóis.

Para alguns locais é necessário uma chave "estrela", parece uma "philips" mas tem 6 pontas.

Precisa tirar o cinto de segurança, cuidado ao tirar esta tampinha preta, use uma chave de fenda para destravar por trás, pois se quebrar os pinos não encaixa mais, e é difícil de achar.

Algumas peças tem uns encaixes internos, como o acabamento de plástico junto ao vidro do porta-malas e os consoles trazeiros, onde ficam as caixas de som originais.

Taí o porquê do nosso forro se soltar: a espuma interna começa a se esfarelar.

Depois de tirar todos os acabamentos plásticos e desencaixar o forro das borrachas das portas, tirar o forro pelo porta-malas e dar uma limpeza nele. Eu passei a mão nele até sair toda a espuma velha. Depois, passar a cola branca e espalhar com um pincel grande (se preferir chamar de "brocha", fique à vontade). Não economize na cola e deixe secar bastante. Coloquei o meu por um tempo no sol. Esta cola serve pra fixar a espuma e evitar que a cola de sapateiro entre em contato direto com o forro, o que pode dar bolhas. Existem capoteiros que não passam esta cola. Resolvi não arriscar. Dúvida: com o passar dos anos esta cola branca vai perder a eficiência? Creio que só o tempo dirá.

Passar uma camada de cola no teto e outra no forro, sem aplicar muita cola. Uma passada rápida com o jato já resolve. Aguardar pelo menos um minuto e aderir as duas partes. O ideal é começar do meio do tecido, pois com isso dá pra orientar direito, sem risco de ficar torto.

Resultado final. Faça os furos nos locais indicados. Eu fiz um corte maior na posição do "putamerda" (ou putaquepariu, como preferir) trazeiro pois resolvi instalar ali uma luz de leitura para os passageiros de trás.

Detalhe do "putamerda" com a luz de leitura. Comprei este de um amigo que encontrou usado de Astras mais novos. Puxei daquele sensor de abertura da porta um fio terra para acender esta lâmpada. Existe o interruptor onde escolhemos se deixamos a luz sempre apagada, sempre acesa ou acesa quando alguma porta se abrir. É possível também fazer a ligação de forma que a luz se acenda apenas quando esta porta específica se abra.

Outro detalhe: comprei uma outra luz de teto da frente. O nosso carro original só permite acender a luz puxando o botão do farol. Com este dos Astras mais novos, existem duas lâmpadas com interruptores individuais junto à própria lâmpada, além da luz no meio que se acende quando a porta se abre. Para colocar isto precisei tirar o censor de presença que existe no original, mas no meu carro ele já não funcionava mais.


 

Luzes do painel central

Já que eu estava com a mão na massa, resolvi trocar duas lâmpadas do painel central que estavam queimadas (pela segunda vez desde que tenho este carro, uns 4 anos). Apesar da aparência caótica desta foto, estava tudo sob controle :-). Preferi colocar lâmpadas de 24 volts, pois como elas vão funcionar em 12v, não queimarão mais. A desvantagem é que elas ficam mais fracas.

Pronto!

Qualquer dúvida entrar em contato, pela comunidade Astra 95 no Orkut ou pelo endereço: luiscarlosrubino @ gmail . com